Sylvius Leopold Weiss





         O único retrato de Silvius Leopold Weiss (ver acima ) que temos é uma gravura de Bartolomeu Folin (Leipzig, 1766) inspirado por uma pintura, agora desaparecido, por Balthasar Denner, executado aproximadamente em 1730. Pode-se ler debaixo do medalhão: "Silvius Leopold Weiss." "Nascido em Breslau em 12 de Outubro de 1686." "Morreu em Dresden em 15 de Outubro de 1750." "Sylvius apenas pode tocar o alaúde."
        Pode ser por causa desta gravura que a ortografia da mudança Silvius "nome cristão de acordo com os dicionários (quando seu nome apareceu neles!) E outras publicações, para ele aparece na forma de Sylvius e não Silvius, que ele usou para assinar suas cartas. A linha inferior é que ambas as grafias estão corretas. O "y;" era a norma europeia moderna para Sylain, Sylvio, etc O "que eu" iria caber na lógica do latim "sufixo-nos," que era uma afetação então em moda entre os artistas alemães do século 18. Dois Weiss nomes cristãos assim formuladas são semelhantes, apenas invertida, aos de Wolfgang Amadeus, por exemplo. Na verdade, ele assinou sua letras Silvius Leopoldus Weiss e chamou um dos seus filhos (ele tinha 7 filhos) Adolf Faustino - que aliás levou depois que seu pai como tocador de alaúde na corte de Dresden.
Fonte:http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.slweiss.com/&ei=WYiUT66HE8HG6QGdwZCxBA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=2&ved=0CEEQ7gEwAQ&prev=/search%3Fq%3DSylvius%2BLeopold%2BWeiss%26hl%3Dpt-BR%26prmd%3Dimvnso

 

Silvius Leopold Weiss (12 de outubro de 1687 - 16 de Outubro de 1750) foi um alemão compositor e alaudista .

 

Nascido em Grottkau perto de Breslau , filho de Johann Jacob Weiss , também um alaudista, ele atuou em tribunais em Breslau, Roma , e Dresden , onde morreu. Até recentemente, ele foi pensado para ter sido nascido em 1686, mas evidências recentes sugerem que ele nasceu na verdade no ano seguinte.
Weiss foi um dos compositores mais importantes e mais prolífico de música de alaúde na história e um dos alaúdistas mais conhecidas e mais tecnicamente realizado de seu dia. Ele escreveu cerca de 600 peças para alaúde, a maioria delas agrupadas em ' sonatas '(para não ser confundida com a sonata clássica mais tarde, com base em forma de sonata ) ou suites , que consistem principalmente de peças de dança barroca. Weiss também escreveu câmara peças e concertos , mas apenas as partes individuais que sobreviveram para a maioria deles.
Na vida adulta, Weiss tornou-se amigo de Wilhelm Friedemann Bach e conheceu JS Bach por meio dele. J.S.Bach e Weiss disseram ter competido na improvisação, como o relato a seguir por Johann Friedrich Reichardt descreve:
"Qualquer pessoa que saiba o quão difícil é tocar modulações harmônicas e bom contraponto no alaúde ficará surpreso e cheio de descrença para ouvir de testemunhas oculares que Weiss, o grande alaudista, desafiou JS Bach, o grande cravista e organista,  para tocar e fantasias fugas ".
O Filho de Sylvius Weiss ' Johann Adolph Weiss Faustino sucedeu-lhe como um alaudista tribunal saxão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios