Anna Magdalena Bach-Wilcken (22 de
Setembro de 1701– 22 de Fevereiro de 1760) foi a segunda esposa de Johann
Sebastian Bach.
Ela nasceu em Zeitz, na Saxônia,
numa família musical. Seu pai, Johann Caspar Wilcke, tocava trompete, e sua
mãe, Margaretha Elisabeth Liebe, era filha de um organista. Embora se conheça
pouco sobre sua anterior educação musical, ela trabalhava como cantora em 1721
e que já conhecia Johann Sebastian Bach há algum tempo.
Casou com Bach em 3 de dezembro
de 1721, dezessete meses após a morte de sua primeira esposa Maria Barbara
Bach. Juntos tiveram 13 filhos durante o período de (1723-1742) dos quais sete
morreram ainda jovens. Entre os sobreviventes se incluíram os compositores
Johann Christian Bach e Johann Christoph Friedrich Bach.
Foi um casamento feliz, para o
qual contribuiu o interesse que ambos tinham pela música. Johann Sebastian
escreveu para ela várias composições (ela sempre o ajudava a transcrever suas
músicas), sendo as mais conhecidas as que compõem os dois volumes do Notenbüchlein
für Anna Magdalena Bach.
Na época em que a família Bach
esteve em Leipzig, a casa de Bach tornou-se uma espécie de centro musical, onde
o casal organizava regularmente noites musicais em que toda a família, junto
com amigos visitantes, cantava e tocava.
Após a morte de Bach em 1750,
seus filhos entraram em conflito e se separaram. Isso deixou Anna Magdalena
vivendo sozinha com suas duas filhas mais jovem e uma enteada do primeiro
casamento de seu marido. Embora elas se mantivessem fiéis a ela, ninguém mais
da família a ajudou economicamente. Anna Magdalena ficou cada vez mais
dependente da caridade e das ajudas do conselho da cidade. Ela morreu em 22 de
fevereiro de 1760.
Pequeno Livro de Anna Magdalena
Bach é o nome pelo qual é conhecida uma obra que consiste de dois cadernos
manuscritos que o compositor barroco alemão Johann Sebastian Bach presenteou à
sua segunda esposa Anna Magdalena. Música para teclado (minuetos, rondós,
polonaises, corais, sonatas, prelúdios, musettes, marchas, gavotas) compõe a
maior parte de ambos os cadernos e umas poucas peças para voz (canções, and
arias) também são incluídas.
Os dois cadernos são conhecidos
pelas datas de suas páginas de título, 1722 e 1725. O título Pequeno livro de
Anna Magdalena é usado geralmente para se referir ao último deles. A diferença
primária entre as duas coleções é que o caderno de 1722 contém apenas
composições de Johann Sebastian Bach (incluindo a maioria das Suítes
Francesas), enquanto que o caderno de 1725 é uma compilação de músicas de Bach
e outros compositores do período. Ele fornece um vislumbre quase sem paralelos,
sobre a música doméstica no século XVIII e o gosto musical da família Bach.
O caderno de 1722: Suites Francesas e miscelânea
Este caderno contém 25 folhas não
encadernadas (inclusive duas páginas em branco) que se supõe constituírem
apenas um terço do original. O que aconteceu às outras páginas é ignorado. A
parte de trás e os cantos são decorados com couro marrom. Papel grená é
utilizado para a capa. Na página título está escrito: Clavier-Büchlein vor Anna
Magdalena Bach, Anno 1722 com a letra de Anna Magdalena. Por alguma razão
desconhecida dos pesquisadores, Johann Sebastian anotou no canto inferior
direito da primeira página os títulos dos três livros do teólogo August
Pfeiffer (falecido em 1698):
"Ante
Calvinismus" é o título mal grafado e resumido de Anti-calvinismus, oder
Unterredungen von der Reformierten Religion (literally "Anti-Calvinismo,
ou Diálogos sobre a religião reformada ").
O "item
Christen Schule" se refere ao Evangelische Christen Schule ("Escola
Cristã Evangélica") de Pfeiffer.
"AntiMelancholicus"
é Anti-melancholicus, oder Melancholey-Vertreiber (literally
"Anti-melancolia, ou [algo ou alguém utilizado para combater a
melancolia]").
O caderno contém as seguintes
obras, a maioria escritas pela própria mão de Johann Sebastian:
Cinco suites para teclado. As
três primeiras, são fragmentos de peças que hoje são conhecidas como as três
primeiras Suites Francesas, BWV 812–816. As próximas duas são as suites
completas, Suites Francesas nº 4 e n° 5, BWV 815–816. Os minuetos das suites 2 e
3 estão separados das demais peças que integram as duas suites e acredita-se
que tenham sido um acréscimo posterior, algum tempo antes de 1725, feito por
Anna Magdalena (é quase certo que a letra do manuscrito é dela).
Fantasia pro organo, Fantasia para
órgão, inacabada, BWV 573. Uma pequena peça para órgão, 12 compassos completos
e o início do do 13º compasso.
Ária com variações, em dó menor,
incompleta, BWV 991. os primeiros 10 compassos possuem uma escrita a duas vozes
coerente mas nos 35 compassos restantes foi escrita apenas uma voz.
"Jesus, meine
Zuversicht", prelúdio coral, BWV 728. Uma pequena peça (9 compassos) a
três vozes com duas seções e uma repetição para cada seção.
"Minueto em Sol maior",
BWV 841 (não confundir com o "Minueto em Sol maior" de Petzold do
caderno de 1725). Uma pequena dança com uma escrita simples a duas vozes e duas
seções, cada uma com uma repetição.
O caderno de 1725
O caderno de 1725 é maior e mais
belamente decorado do que o caderno de 1722. Papel verde claro é usado para
capa da frente e o nome de Anna Magdalena, e o ano, "1725", são
gravados a ouro. Todas as páginas são douradas (gilt edging - isto é as bordas
das páginas são pintadas a ouro). A maioria das entradas no caderno de 1725 são
escritas pela própria Anna Magdalena com outras escritas pela mão de Johann
Sebastian, algumas pelos seus filhos Johann Christian e Carl Philipp Emanuel e
umas poucas por amigos da família como Johann Gottfried Bernhard e Johann
Gottfried Heinrich. Embora o caderno de 1725 contenha obras compostas por
Johann Sebastian Bach, ele também possui alguns trabalhos de muitos outros
compositores. A autoria de várias obras é indicada no próprio caderno enquanto
que outras foram estabelecidas pelos pesquisadores, os autores de ainda outras,
inclusive várias canções populares da época, permanecem desconhecidos.
Aqui está uma lista completa das peças incluídas neste
caderno na ordem em que aparecem:
Partita para
teclado em Lá menor, BWV 827. Esta é a terceira do conjunto de Partitas para
teclado BWV 825–830, composto por Bach e que foi publicado em 1731 como o
primeiro volume do Clavier-Übung.
Partita para
teclado em Mi menor, BWV 830. Esta é a sexta do conjunto de Partitas para
teclado BWV 825–830.
Minueto em Fá
maior, BWV Anh. 113.
Minueto em Sol
maior, BWV Anh. 114. Usualmente atribuído a Christian Petzold.
Minueto em Sol
menor, BWV Anh. 115. Usualmente atribuído a Christian Petzold.
Rondó em Si bemol
maior, BWV Anh. 183. Esta peça é de François Couperin e é mais conhecida pelo
seu título original: Les Bergeries.
Minueto em Sol
maior, BWV Anh. 116.
Polonaise em Fá
maior, BWV Anh. 117a.
Polonaise em Fá
maior, BWV Anh. 117b.
Minueto em Si
bemol maior, BWV Anh. 118.
Polonaise em Sol
menor, BWV Anh. 119.
Prelúdio coral "Wer nur den lieben Gott
läßt walten", BWV 691.
Transcrição do coral "Gib dich
zufrieden und sei stille" em Fá maior, BWV 510.
Transcrição do
coral"Gib dich zufrieden und sei stille" em Mi menor, BWV 511.
Transposição do
coral"Gib dich zufrieden und sei stille" em Sol menor, BWV 512.
Minueto em Lá
menor, BWV Anh. 120.
Minueto em Dó
menor, BWV Anh. 121.
Marcha em Ré maior,
BWV Anh. 122. Usualmente atribuída a Carl Philipp Emanuel Bach.
Polonaise em Sol
menor, BWV Anh. 123. Usualmente atribuída a Carl Philipp Emanuel Bach.
Marcha em Sol
maior, BWV Anh. 124. Usualmente atribuída a Carl Philipp Emanuel Bach.
Polonaise em Sol
menor, BWV Anh. 125. Usualmente atribuída a Carl Philipp Emanuel Bach.
Ária "So oft
ich meine Tobackspfeife" em Ré menor, BWV 515.
Ária"So oft
ich meine Tobackspfeife" em Sol menor, BWV 515a.
Menuet fait par
Mons. Böhm, de Georg Böhm. Não incluído no catálogo BWV.
Musette em Ré
maior, BWV Anh. 126.
Marcha em Mi bemol
maior, BWV Anh. 127.
(Polonaise) em Ré
menor, BWV Anh. 128.
Ária "Bist du
bei mir", BWV 508. Esta provavelmente é a ária mais conhecida do caderno
de 1725. Usualmente é atribuída a Gottfried Heinrich Stölzel.
Ária para teclado
em Sol maior, BWV 988/1. Outra peça bem conhecida. Esta é a Ária das Variações
Goldberg, BWV 988.
Compassos de abertura do Solo per il cembalo de C.P.E. Bach,
peça número 27 do Pequeno Livro de Anna Magdalena, de 1725.
Solo per il
cembalo em Mi bemol maior, BWV Anh. 129. Peça para cravo de Carl Phillip
Emanuel Bach.
Polonaise in Sol
maior, BWV Anh. 130. possivelmente composta por Johann Adolph Hasse.
Prelúdio em Dó
maior, BWV 846/1. Primeiro prelúdio do livro 1 do Cravo Bem Temperado. Foram
omitidos os compassos 16-20, muito provavelmente para que a peça coubesse em
duas páginas.
Suite para teclado
em Ré menor, BWV 812. Esta é a Suite Francesa número 1.
Suite para teclado
em Dó menor, BWV 813. Versão incompleta da segunda Suite Francesa.
Movimento em Fá maior, sem título, peça número 32 do Pequeno
livro de Anna Magdalena.
Movimento em Fá
maior, BWV Anh. 131. A letra parece ser de criança e aparentemente a peça é uma
tentativa de criar um baixo para uma dada melodia.
Ária "Warum betrübst du dich", BWV
516.
Recitativo "Ich habe genug" e
ária "Schlummert ein, ihr matten Augen" (solo), BWV 82/2,3.
Transcrição do coral "Schaff's
mit mir, Gott", BWV 514.
Minueto em Ré
menor, BWV Anh. 132.
Ária "Wilst
du dein Herz mir schenken" (sub-intitulada Ária di Giovannini), BWV 518.
Ária "Schlummert ein, ihr matten
Augen", inacabada, BWV 82/3.
Transcrição do coral "Dir, dir Jehova,
will ich singen" (version for choir), BWV 299.
Transcrição do coral"Dir, dir Jehova,
will ich singen" (solo), BWV 299.
Canção "Wie wohl ist mir, o Freund der
Seelen", BWV 517.
Ária "Gedenke doch, mein Geist,
zurücke", BWV 509.
Coral "O Ewigkeit, du
Donnerwort", BWV 513.
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